O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), visando possibilitar a medição da qualidade da educação básica brasileira, criou o índice de desenvolvimento, o IDEB em 2005. A partir daí, foram criadas metas bienais para o avanço na qualidade da educação em nosso país. O IDEB relaciona-se a dois aspectos fundamentais para a promoção da qualidade da educação: a aprovação escolar e o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, durante a educação básica.
2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | |
Séries iniciais do Ensino Fundamental | 4.2 | 4.6 | 5.0 | 5.2 | 5.5 |
Séries finais do Ensino Fundamental | 3.8 | 4.0 | 4.1 | 4.2 | 4.5 |
Ensino Médio | 3.5 | 3.6 | 3.7 | 3.7 | 3.7 |
Atualmente, escolas públicas e privadas participam do IDEB. Através dos resultados obtidos, pode-se identificar os investimentos necessários e também definir metas para promover o avanço desejado nos índices alcançados.
Através do IDEB, pode-se fazer uma análise da educação e das escolas brasileiras, por município e estado. Deste modo, consegue-se identificar onde investimentos são necessários e quais as metas precisam ser estabelecidas para o alcance da melhoria educacional.
Outro aspecto importante do IDEB é que ele conduz políticas públicas que visam a promoção de uma educação de qualidade em nosso país. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) tem como meta a média 6 no IDEB, em 2022, e os índices apontados em cada edição possibilitam o acompanhamento significativo da caminhada.
Toda a sociedade tem acesso aos resultados do IDEB. Deste modo, tem-se a oportunidade da mobilização da sociedade em prol da educação. Com a transparência dos resultados das escolas, os pais tem a possibilidade de acompanhar de forma mais significativa o processo de formação de seus filhos e também se posiciona na busca por melhorias na qualidade educacional por parte das instituições e do governo.