A EJA – Educação de Jovens e Adultos – é uma modalidade de ensino da Educação Básica destinada àqueles que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos nas etapas do Ensino Fundamental e Médio na idade própria. Atualmente, atende estudantes a partir de 15 anos tanto em redes públicas, quanto privadas.
A EJA está presente nos 27 Departamentos Regionais do SESI, e já atendeu mais de um milhão de alunos trabalhadores. Este é um resultado da adesão de empresas, secretarias estaduais e municipais de educação, prefeituras, sindicatos, igrejas e associações comunitárias que se preocupam com a formação de cidadãos.
A idade mínima para o ingresso na EJA, com mediação da EAD, será a mesma estabelecida para a EJA presencial: 15 (quinze) anos completos para o segundo segmento do Ensino Fundamental e 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.
Para quem não concluiu a educação básica, a EJA é uma opção de continuidade de estudos e ascensão profissional. A modalidade de ensino, dentro do SESI, é organizada para os trabalhadores, valorizando os conhecimentos prévios que os alunos trazem, e capacitando-os profissionalmente.
Educa: atua no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais - e Ensino Médio e sua metodologia se baseia em estrutura modular.
EBEP – Educação Básica articulada com Educação Profissional (SENAI): qualifica profissionalmente jovens e adultos.
Fonte:Documento taxonomia - SESI/2012
Acessem:Caminho para o emprego
Acessem: O que é EJA
Acessem:Educação EJA
Acessem:FIENG
- Idade: a partir de 15 anos.
Duração:
a critério dos sistemas de ensino.
Público-alvo:
trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade.
- Idade: a partir de 15 anos.
Duração:
mínima de 1600 horas.
Público-alvo:
trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade.
- Idade: a partir de 18 anos.
Duração:
mínimo de 1200 horas.
Público-alvo:
trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade.